RETINA

Ao compararmos os olhos a uma câmera fotográfica analógica, podemos dizer que a retina tem a mesma função que um filme fotográfico: registrar as imagens. Ela também é responsável por enviar as informações ao cérebro para que ele processe e entenda o que é visto.

A retina é uma estrutura transparente que fica localizada na parte posterior do olho. No seu centro está a mácula, que contém uma série de células fotorreceptoras de alta densidade sensíveis às cores. Essas células reproduzem as imagens visuais mais nítidas e são responsáveis pela visão central e a visão em cores.

Já a área periférica da retina, que fica ao redor da mácula, possui células fotorreceptoras que respondem aos níveis mais baixos de luz e não são sensíveis às cores. Elas são chamadas de bastonetes e correspondem à

visão periférica e noturna.

Além disso, há também o nervo óptico, responsável por transportar os sinais gerados pelos fotorreceptores até as células nervosas, que enviam sinais para o centro da visão no cérebro onde as informações são interpretadas como imagens visuais.

Esse processo complexo precisa funcionar muito bem. Qualquer alteração nessas estruturas compromete a visão e, em alguns casos, pode levar à cegueira.

 

Conheça as principais doenças da retina:

- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);

- Retinopatia diabética;

- Retinopatia hipertensiva;

- Descolamento de retina;

- Retinite pigmentosa;

- Obstruções venosas e arteriais;

- Tumores;

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png