Você sente manchinhas nos olhos que perseguem sua visão? Entenda o que pode ser.

16 Jan 2019

 

Com o passar dos anos, é cada vez mais comum notar o surgimento de pequenos pontos flutuantes no campo de visão, principalmente ao ler um livro ou olhar para uma parede a média e longa distância. Você já teve essa sensação?

 

Esses pontos são as chamadas moscas volantes, que podem se apresentar também em forma de manchas, filamentos ou círculos. Elas surgem, de modo geral, por alterações no vítreo, uma substância gelatinosa, sem cor e que preenche aproximadamente dois terços do olho, ajudando a manter seu formato esférico.

 

Conforme envelhecemos, as estruturas do vítreo se alteram, levando-o a se contrair. Esse processo pode fazer com que ele se separe da retina em alguns pontos, sem que necessariamente haja um dano à visão. Ao se contrair, formam-se pequenas partículas condensadas que flutuam dentro do olho, bloqueiam a entrada de parte da luz e lançam sombras na retina. É daí que notamos os pontos no campo visual.

 

Além do envelhecimento, existem outras causas e fatores que aumentam o risco de surgimento das moscas volantes. Entre eles estão as uveítes, descolamento de retina, alterações vasculares, cirurgias oculares, traumas, miopia e retinopatia diabética.

 

O aparecimento desses pontos é comum e, na maioria das vezes, não configura um risco sério à visão, portanto, não necessita intervenção médica direta. Entretanto, apenas uma avaliação oftalmológica pode identificar a causa das moscas volantes e a necessidade ou não de tratamento.Em casos graves como descolamento de retina, um especialista pode indicar a vitrectomia (substituição do humor vítreo do olho por uma outra solução adequada) ou o tratamento da causa relacionada.

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 


 

Please reload

Posts recentes

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

4 exames de olhos que você precisa fazer sempre

16 Apr 2020

Tomar muito CAFÉ pode causar GLAUCOMA?

5 Mar 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png