Tomar aspirina diariamente pode causar DMRI?

6 May 2019

 

Segundo os especialistas, o risco é pequeno, mas é bem possível que usar aspirina continuamente por alguns anos pode aumentar a chance de se desenvolver a Degeneração Macular Relacionada à Idade.
Esta doença, que afeta principalmente idosos, causa perda da visão central pela degeneração das células da Mácula, região da retina responsável pela nitidez da imagem. Pode se apresentar de duas formas: “seca”, onde ocorre a atrofia celular de maneira lenta, atingindo 90% dos pacientes; e “úmida”, em que ocorre sangramento afetando as células da região e a perda da visão é mais rápida.

Como chegaram nessa conclusão?

Um estudo recente da Escolha de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, acompanhou 5.000 adultos moradores da cidade de Beaver Dam, estado de Wisconsin, desde 1987 até dos dias atuais, a fim de avaliar como a sua visão muda à medida que envelhecem. Os voluntários eram entrevistados regularmente durante todo esse tempo, e a cada 5 anos eram verificados os sintomas de DMRI. No questionário também era perguntado se eles tomavam aspirina pelo menos 2 vezes por semana durante 3 meses no mínimo.

Os pesquisadores identificaram que, dentro desse grupo de voluntários, aqueles que tomavam aspirina regularmente por, no mínimo, 10 anos tinham mais risco de desenvolver DMRI no estágio avançado. Entende-se por “estágio avançado” quando a doença ainda não afetou seriamente a visão em um ou ambos olhos, mas pode gerar alguma deficiência visual com a probabilidade de evoluir para cegueira.

Eu faço uso da aspirina há algum tempo. Devo me preocupar?

Ao envelhecer, você deve tomar todos os cuidados necessários para DMRI, prestar atenção no aparecimento dos sintomas e consultar um oftalmologista regularmente. No estudo, os especialistas defenderam que os benefícios da aspirina na cardioproteção estão muito bem estabelecidos, e NÃO SE DEVE PARAR DE TOMAR ESTA MEDICAÇÃO, principalmente sem orientação médica. O fato de se ter DMRI é superado pela grande prevenção contra ataques cardíacos da aspirina.
Ainda há muito que se discutir sobre o assunto, e as pesquisas sobre isso só estão começando. Tendo fatores de risco ou não, se você tem mais de 50 anos deve fazer checkups oftalmológicos regulares, e se ainda faz uso de aspirina regularmente, deve falar isso ao seu médico também.

-
Quer saber mais sobre DRMI? Clique aqui:
-
Estou à disposição para tirar qualquer dúvida!
-

Fontes: Daniel Pendick, “Aspirin’s heart benefits trump possible small risk of macular degeneration”.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Please reload

Posts recentes

Quais os principais tipos de glaucoma?

4 Sep 2020

Contágio pelo Coronavírus pode ocorrer através dos olhos

12 Aug 2020

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png