Saiba mais sobre os erros refrativos

7 Nov 2018

 

Os problemas de visão mais comuns e que levam muita gente ao consultório de um oftalmologista são os chamados erros refrativos, conhecidos pela dificuldade em focar os objetos que estão próximos ou longe dos olhos.

Com tantos nomes diferentes, você sabe diferenciar todos esses erros?

Quais são os erros refrativos?

- Miopia: ocorre quando o globo ocular é mais comprido que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. Esse quadro leva à dificuldade de enxergar objetos que estão longe.

- Hipermetropia: ao contrário do anterior, nesse caso o globo ocular é menor, levando a imagem a ser formada atrás da retina. Quem tem esse problema tem dificuldades para enxergar o que está perto.

- Astigmatismo: caracteriza-se pelas alterações na curvatura da córnea, provocando uma imagem borrada tanto de perto quanto de longe.

- Presbiopia: popularmente conhecido como “vista cansada”, ela ocorre em função do envelhecimento natural do cristalino. Esse processo leva à redução gradativa da visão para perto, fazendo com que as pessoas afastem os objetos do olho para enxergar melhor. Geralmente a presbiopia se manifesta após os 40 anos de idade.

É importante ressaltar que os erros refrativos podem dificultar a vida de qualquer pessoa, e a falta de tratamento só agrava essa situação. Quem sofre com a miopia, hipermetropia ou astigmatismo pode apresentar tensão ocular, dor de cabeça, lacrimejamento excessivo e interferências nas atividades básicas do dia a dia.

Tratamento

Ao diagnosticar a presença de um erro refrativo, é preciso intervir para devolver a boa visão ao paciente. Nesses casos, há duas opções comuns: lentes de contato e óculos de grau.

A escolha desses acessórios é feita junto com o oftalmologista. Somente um profissional é capaz de indicar o que é melhor para o seu caso.

Mitos e verdades

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há alguns de esclarecimentos importantes em relação aos erros refrativos. Veja:

- Dor de cabeça pode ser sinal de miopia? VERDADE. É importante procurar um médico para verificar a causa e trata-la.

- Quem usa óculos não pode doar a córnea? MITO. Os erros refrativos não alteram a estrutura da córnea.

- Usar os óculos de outra pessoa faz mal? VERDADE. Os óculos são objetos pessoais e adaptados à necessidade de cada um. Jamais empreste.

- Usar óculos continuamente faz o grau aumentar ou diminuir? MITO. Eles funcionam apenas como um apoio, sem interferir na evolução do problema.

- O uso de lente de contato ou de óculos estabiliza o grau? MITO. Os óculos não têm essa capacidade. Eles ajudam a enxergar, mas não corrigem as estruturas oculares.

Você ainda tem dúvidas sobre os erros refrativos? Confirma o material completo do CBO e fique à vontade para tirar suas dúvidas.

 

 

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 

Please reload

Posts recentes

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

4 exames de olhos que você precisa fazer sempre

16 Apr 2020

Tomar muito CAFÉ pode causar GLAUCOMA?

5 Mar 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png