Saiba como a alimentação influencia na saúde dos olhos

6 Nov 2019

 

Quem nunca ouviu alguém falar que comer algum alimento específico faz bem pra visão? Sua mãe que o diga! Com certeza, ela ou alguém da sua família já te mandou comer algum alimento alegando que “faz bem para as vistas”. E se você achou que isso não passava de uma técnica de convencimento, está errado! Sim, existem diversos alimentos que melhoram a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas como glaucoma e degeneração macular.

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco são as principais escolhas para se ter uma visão boa. Isso porque a falta desses nutrientes pode gerar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e cegueira noturna.
Você viu? Uma alimentação regrada, além de ser essencial para a sua saúde em geral, é uma poderosa arma para manter a boa funcionalidade dos olhos. Aqui vão dicas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de alimentos que fazem bem para a sua visão:

1. PEIXES
Sardinha, bacalhau, salmão e atum, por exemplo, são ricos em ômega 3, gordura essencial para a saúde ocular, e melhoram inclusive a secura nos olhos. Além disso, são excelentes fontes de ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Com a ingestão desses nutrientes, que estimulam a boa circulação sanguínea, todas as estruturas oculares, especialmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável dos olhos.

2. OVOS
A gema do ovo contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea, que é muito sensível aos raios ultravioleta. Essas substâncias proporcionam também melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Segundo um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”, consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos.

3. FRUTAS, LEGUMES e VERDURAS
Ricos em vitaminas e sais minerais, as frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela e verde são fontes de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, mamão papaia, tangerina, brócolis e couve. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, amoras e cerejas, são alimentos antioxidantes, e, portanto, combatem os radicais livres, sendo fontes de vitamina C e de flavonoides. Estas previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

4. ALHO, CEBOLA, MANJERICÃO e ORÉGANO
Cheios de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, possuem ação contra os micróbios e vírus. Agem também como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo desta forma contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

5. ÓLEO DE LINHAÇA
Fonte de vitamina E e dos ácidos graxos, ômega 3, 6 e 9, o óleo de linhaça é um importante aliado no combate ao chamado “olho seco”, problema comum em pessoas de idade avançada, cujos principais sintomas são sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz. Gorduras limpas Alimentos como castanha de coco, abacate, azeite de oliva, nozes e sementes ajudam a manter a boa visão. Eles possuem gorduras e antioxidantes que protegem a camada no fundo do globo ocular, ajudando a afastar possíveis doenças oculares.

6. AZEITE VIRGEM
Rico em ômega 3, o azeite virgem previne contra degeneração macular. Segundo o estudo publicado na revista “Archives of Ophtalmology”, recomenda-se que seja ingerido 100 ml de azeite por semana a fim de se prevenir ou reduzir a doença.

7. EVITE CONSUMIR AÇÚCAR E PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
Muitos dos problemas de visão são ocasionados devido à ingestão de alguns alimentos. Por exemplo, o consumo excessivo de açúcar e de produtos industrializados (guloseimas, biscoitos e salgadinhos) provoca deficiência de minerais, vitamina B e antioxidantes essenciais ao nosso organismo, o que desencadeia inflamações destrutivas das fibras nervosas e dos vasos sanguíneos. Com isso, uma das regiões que mais sofre é o nervo óptico, ou mácula lútea, região amarelada na retina e a responsável pela visão central.

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Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, Revista Veja Bem, “Hábitos alimentares e saúde ocular: o que eles têm em comum?”. 

 

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