Por que sua pupila dilata em situações fortes de estresse?

11 Feb 2019

 

Sabe aquele pequeno círculo preto localizado bem ao centro dos seus olhos? Trata-se da pupila, uma estrutura muito importante para a sua visão e que diz muito sobre o que você sente e o que se passa no seu cérebro.

De modo geral, a pupila está diretamente ligada à íris com a função de controlar a quantidade de luz que entra nos seus olhos para que outras estruturas façam a leitura e compreendam a imagem. Quando há pouca luz, ela se dilata (aumenta de tamanho), e quando há muita luz ela se contrai. Apesar de parecer simples, esse processo também é determinante para definir a profundidade do foco da sua visão.

Um ponto interessante de ser ressaltado é que essa dilatação da pupila também é uma forma de compreender a resposta do nosso cérebro a situações de estresse. Em ocasiões que tiram o nosso conforto, o sistema nervoso simpático estimula a produção de uma alta carga de adrenalina, hormônio que, por sua vez, induz a dilatação da pupila. Por outro lado, quando estamos em um estado de descanso, a tendência é que ela permaneça contraída.

Além das questões emocionais, nossas pupilas podem dilatar em resposta ao uso de colírios (especialmente aqueles utilizados antes de exames oculares específicos), diminuição da quantidade de oxigênio em circulação no cérebro e ao uso de alguns tipos de drogas e demais substâncias que alteram a consciência.

É importante lembrar que a dilatação da pupila é normal e não indica nenhum problema mais sério. É preciso apenas ficar atento(a) se ela demora para voltar ao seu estado de origem, se não responde a nenhum estímulo luminoso ou se está com dilatações diferentes em cada olho.

No caso das pupilas desiguais, caso haja também sintomas como pálpebra caída, visão dupla, dor de cabeça ou pescoço, dor ocular ou perda de visão, é preciso procurar um médico com urgência para avaliar possíveis anormalidades.

Fonte: Scientific American.

 

Please reload

Posts recentes

Quais os principais tipos de glaucoma?

4 Sep 2020

Contágio pelo Coronavírus pode ocorrer através dos olhos

12 Aug 2020

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png