Posts recentes

Tags

Nenhum tag.

O que é endoftalmite?


endoftalmite

Dor nos olhos, vermelhidão e extrema sensibilidade à luz são sintomas comuns a vários problemas oculares que, muitas vezes, não recebem a devida atenção. Uma das doenças oculares que podem causar esses sintomas é a endoftalmite, uma emergência médica que você precisa conhecer.

A endoftalmite é uma inflamação dos tecidos intraoculares, normalmente associada à infecção bacteriana pós cirurgias e lesões nos olhos (exógena). Em menor número, há casos em que as bactérias infectam, inicialmente, outra parte do corpo e viajam pela corrente sanguínea até o olho (endógena). Entre as causas possíveis estão as úlceras na pele, pneumonia, sepse, uso de drogas intravenosas, procedimentos dentários e cirurgias diversas.

Além dos sintomas citados anteriormente, a endoftalmite pode causar perda rapidamente progressiva da visão e edema de pálpebras.

Embora seja uma condição rara, a endoftalmite é uma das complicações oculares mais graves e com potencial de comprometer seriamente a visão pelos danos que pode causar na camada fotorreceptora da retina.

Sempre que notar algum sintoma, é preciso procurar um oftalmologista com urgência para que sejam feitas as análises e intervenções necessárias. Diante da suspeita, o médico avalia os sintomas e fatores de risco para a doença, como as cirurgias e/ou lesões recentes, e realiza alguns exames para identificar o agente causador da infecção. De modo geral, podem ser indicados corticosteroides, cirurgia ou antibióticos injetados no olho.

É importante ressaltar que um bom tratamento depende de um diagnóstico precoce. Como o prognóstico da doença geralmente é ruim, identificar o problema logo cedo pode preservar a visão e proteger a qualidade de vida do paciente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia

#oftalmologia #saúde #saúdeocular