Nenhum tag.

Descolamento de Retina: quais os passos para tratar?

Nossos olhos também podem sofrer com urgências médicas que demandam intervenção imediata. Um desses casos é o descolamento de retina. O descolamento de retina, na maioria das vezes, ocorre quando o gel vítreo, uma substância gelatinosa que preenche o globo ocular se separa da retina, levando ao aparecimento de rasgos/buracos na retina e então, ao seu descolamento. Isso causa alterações em sua estrutura e compromete o fornecimento de nutrientes. Na ausência de tratamento imediato, essa perda de nutrientes leva à degeneração celular e oferece perigo à visão. Isso ocorre porque a retina é uma estrutura responsável por receber a luz/imagem e encaminhar essa informação ao cérebro. Quando ela não funciona corretamente, a visão é prejudicada. Vale a pena ressaltar que todas as pessoas estão sujeitas a esse problema. Outras causas de descolamento de retina são traumas oculares, traumas na cabeça, diabetes, alto grau de miopia, tumores e inflamações oculares, histórico familiar, além alterações no gel vítreo que estão diretamente ligadas ao envelhecimento. Apesar de, normalmente, não causar dor, vermelhidão ou secreção, o descolamento de retina pode ser identificado com sinais claros. Quem sofre com o problema costuma notar visão turva e embaçada, moscas volantes, sombras e flashes de luz no campo de visão. Quais os passos para tratar? Você deve guardar muito bem a informação do começo deste texto: trata-se de uma urgência médica. Por isso, procure um profissional imediatamente após o surgimento de algum dos sinais ou sintomas descritos acima. Após o diagnóstico, é hora de partir para o tratamento que o médico considere ideal para o seu caso. Tem dúvidas sobre esse ou outro problema ocular? Conte comigo!

#Aconselhamento #retina #descolamentoderetina #doença #saúde