Como funciona o pré-operatório da cirurgia de catarata?

20 Feb 2019

 

Com a chegada da terceira idade, alguns problemas de visão podem surgir e prejudicar a nossa qualidade de vida se não houver um acompanhamento médico próximo. Um desses problemas é a catarata, doença conhecida pela opacificação da lente natural dos olhos (cristalino) que distorce as imagens e pode levar à cegueira.

 

Apesar de todo o medo que ronda o diagnóstico, é possível tratar a doença e reverter a perda de visão, porém somente com a cirurgia, uma vez que não há nenhum outro tratamento clínico via medicamentos com eficiência comprovada.

 

A cirurgia de catarata é um procedimento ambulatorial que, apesar de complexo, é feito em poucos minutos e apresenta resultados satisfatórios. Nela, o cristalino opacificado é fragmentado por um aparelho facoemulsificador e substituído por uma lente intraocular personalizada que ainda pode corrigir eventuais erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

 

Além de devolver a boa visão, esse procedimento traz, indiretamente, outros benefícios ao paciente. Leia mais sobre isso clicando aqui.

 

Como funciona o pré-operatório?

 

Para quem notou alguma irregularidade na visão e foi diagnosticado com catarata, é preciso se consultar com um oftalmologista especialista para definir se você está apto a fazer a cirurgia. É nesse momento em que você tira todas as suas dúvidas e são avaliados o seu histórico de doenças, eventuais medicamentos que possam afetar o procedimento, o quão avançado está o seu caso e as demais características do seu olho. Serão necessários alguns exames para chegar a uma resposta assertiva.

 

Se nenhum dos pontos acima te impede, é hora de organizar a sua vida pessoal e profissional para que a cirurgia seja feita com tranquilidade e se encaixe na rotina. Converse com o seu médico sobre quantos dias de recuperação serão necessários e quais serão os passos no dia do procedimento.

 

O ponto de partida para uma cirurgia de sucesso é uma conversa bem alinhada com o seu oftalmologista, em que você deixa clara a sua expectativa e tira todas as dúvidas. Busque um profissional de confiança.

Please reload

Posts recentes

Quais os principais tipos de glaucoma?

4 Sep 2020

Contágio pelo Coronavírus pode ocorrer através dos olhos

12 Aug 2020

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png