Como é possível saber se há degeneração da visão em idosos? Entenda o que é Retinografia e Angiofluoresceinografia

11 Dec 2018

 

Todos nós sabemos que a garantia de uma vida saudável depende muito do acompanhamento médico e ações preventivas. Nesse sentido, existem exames importantes na oftalmologia que auxiliam no diagnóstico prévio de doenças potencialmente graves e ainda facilitam o tratamento.

 

Um desses exames é a retinografia, uma técnica que consiste em observar e fotografar o fundo do olho, especialmente a retina e o nervo óptico. Com as fotos em alta resolução, o oftalmologista pode acompanhar pessoas com diabetes, hipertensão arterial, tumores oculares e doenças na mácula, além de identificar com precisão uma série de lesões nessas estruturas.

 

É importante lembrar que este exame é rápido e indolor, e demanda apenas a dilatação da pupila para que as imagens do fundo do olho sejam captadas com clareza.

 

A retinografia pode ser dividida em dois tipos:

 

- Retinografia Colorida: técnica simples que documenta a retina e o nervo óptico e é fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

 

- Retinografia Fluorescente ou Angiofluoresceinografia: trata-se de uma técnica aprimorada que fotografa a retina com uma câmera especial após a injeção de fluoresceína sódica na veia do paciente, uma espécie de corante que facilita o diagnóstico de doenças que alteram os vasos sanguíneos, como diabetes, vasculites, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.

 

Mantenha as consultas oftalmológicas em dia e faça o check up anual.

Please reload

Posts recentes

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

4 exames de olhos que você precisa fazer sempre

16 Apr 2020

Tomar muito CAFÉ pode causar GLAUCOMA?

5 Mar 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png