Bebida e visão não andam juntas! saiba o porquê

26 Dec 2018

 

Se você já exagerou no consumo de álcool em algum momento da vida, sabe muito bem quais as respostas que o corpo costuma dar. Dor de cabeça, perda da noção de espaço, comprometimento da visão periférica, visão embaçada e dupla... Esses problemas podem parecer passageiros, mas o abuso deixa marcas a longo prazo e prejudica a qualidade visual.

 

Um estudo feito pela Universidade de Granada se dedicou a analisar a relação entre a bebida alcoólica e a visão. Ao avaliar 67 pessoas, eles observaram que o consumo de álcool estava ligado ao acúmulo dessa substância na superfície do olho, o que causava irritação na região, favorecia a evaporação das lágrimas e deteriorava a qualidade da imagem captada pela retina. Eles notaram, ainda, que essa deterioração era maior em indivíduos com teor alcoólico acima de 0,25mg/litro. 

 

Esse comprometimento na quantidade e qualidade das lágrimas favorece o surgimento dos sintomas da síndrome do olho seco. Nela é comum sentir coceira, ardência, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e visão turva. Além disso, considerando o caráter protetor das lágrimas, aumentam os riscos de infecções e alergias oculares.

 

Um outro efeito observado no estudo foi o aumento na percepção de halos visuais (círculos luminosos) durante a noite. Esse cenário, aliado à direção veicular, configura um considerável risco de acidentes de trânsito, pois o condutor pode não ver com nitidez um pedestre, distinguir um sinal ou notar um outro carro vindo em sua direção.

 

A lição que fica, nesse caso, é a responsabilidade e o consumo consciente. 
Além do controle com a bebida, é extremamente importante manter as consultas em dia para diagnosticar os problemas precocemente, trata-los de maneira efetiva e garantir a saúde dos olhos.

 

Fonte: José J. Castro, Antonio M. Pozo, Manuel Rubiño, Rosario G. Anera, Luis Jiménez del Barco. Retinal-Image Quality and Night-Vision Performance after Alcohol Consumption. Journal of Ophthalmology, 2014; 2014: 1 DOI: 10.1155/2014/704823

 

Please reload

Posts recentes

Quais os principais tipos de glaucoma?

4 Sep 2020

Contágio pelo Coronavírus pode ocorrer através dos olhos

12 Aug 2020

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png