Uveíte pode estar associada com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide e sífilis. Leia mais.

22 Oct 2018

 

Você já ouviu aquela famosa frase que afirma que os olhos são a janela para a alma? De modo geral, ela faz sentido, e podemos dizer também que eles refletem muito sobre o que está acontecendo no nosso organismo. 

As doenças sistêmicas são aquelas que atingem o corpo como um todo, deixando marcas também na visão. Três delas - tuberculose, sífilis e artrite reumatoide - são grandes causas das chamadas uveítes, um problema sério ligado à morbidade ocular que pode levar à cegueira.

 

O que são as uveítes?

 

A uveíte é uma doença em que ocorre a inflamação da úvea, região composta pela íris, coroide e corpo ciliar, podendo também afetar a retina, o nervo óptico e o humor vítreo. De acordo com a localização da inflamação, as uveítes podem ser classificadas em quatro tipos: anterior (íris e/ou corpo ciliar), intermediária (corpo ciliar e vítreo), posterior (retina e coroide) e difusa (em todas as estruturas da úvea).

 

Quem tem esse problema costuma apresentar dor, fotofobia, visão embaçada, moscas volantes, vermelhidão e até mesmo catarata, especialmente diante de um quadro crônico que dura entre meses e anos.

Conforme dito, as uveítes podem ser motivadas por algumas doenças sistêmicas. Conheça as principais.

 

Tuberculose

 

Essa doença infecciosa causada pela Mycobacterium tuberculosis geralmente atinge os pulmões, porém pode acometer o olho e todas as suas estruturas. Diante da infecção, o organismo reage, causa uma hipersensibilidade na região e pode desencadear processos inflamatórios. Esse quadro leva às uveítes granulomatosas, em que há formação de nódulos.

 

Vale a pena citar que a uveíte decorrente da tuberculose intraocular pode surgir tanto em um quanto nos dois olhos, e normalmente causa vermelhidão, fotofobia e dor. Nos casos bilaterais, podem ocorrer graus inflamatórios diferentes em cada olho.

 

Sífilis

 

Trata-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e que pode acometer os tecidos oculares. Apesar da infecção nos olhos ser considerada rara, o número de casos vem crescendo nos últimos anos.

 

Estima-se que a sífilis seja responsável por 2 a 8% de todas as uveítes, podendo ser grave e não responsiva à medicação. A inflamação decorrente dessa infecção costuma causar vermelhidão nos olhos, dor e visão embaçada.


Artrite reumatoide

 

Essa doença crônica é conhecida pelo processo inflamatório das articulações, principalmente as periféricas de mão e punho, causando dores, inchaço, nódulos, vermelhidão e até mesmo incapacidade física. Como a úvea é constituída por um tecido muito semelhante ao das articulações, existe relação entre as doenças nessa região e as reumatológicas.

 

A artrite reumatoide também pode estimular inflamações graves na esclera, o tecido que reveste o globo ocular. Nesses casos, o quadro pode evoluir para catarata, descolamento da retina e glaucoma, com risco de perda severa da visão.


Doença de Behçet

 

Essa é uma doença rara de origem desconhecida em que ocorre inflamação nos vasos sanguíneos. Os pacientes com Behçet podem apresentar úlceras orais e genitais, lesões oculares, cutâneas, vasculares, articulares, gastrointestinais ou neurológicas.

 

Normalmente, quem tem esse problema sofre com alterações oculares em até 3 anos após os sintomas iniciais da doença, sendo que as uveítes, episclerite e ceratite são as principais consequências. Após 10 anos, cerca de 25% dos doentes perdem a visão.

 

_

 

Para evitar esse tipo de problema e cuidar da saúde ocular é imprescindível manter as consultas oftalmológicas em dia. Somente um profissional poderá fazer um acompanhamento, diagnosticar qualquer irregularidade e indicar o tratamento ideal.

 

Procure um médico.

_

Fonte: Dimantas, M. A. P. Uveítes anteriores associadas a doenças sistêmicas. Arq Bras Oftalmol 2003;66:235-8. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abo/v66n2/15481.pdf>. Acesso em 22 out. 2018.
 

Please reload

Posts recentes

Quais os principais tipos de glaucoma?

4 Sep 2020

Contágio pelo Coronavírus pode ocorrer através dos olhos

12 Aug 2020

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png