Descolamento de Retina: quais os passos para tratar?

6 Sep 2018

Nossos olhos também podem sofrer com urgências médicas que demandam intervenção imediata. Um desses casos é o descolamento de retina.

O descolamento de retina, na maioria das vezes, ocorre quando o gel vítreo, uma substância gelatinosa que preenche o globo ocular se separa da retina, levando ao aparecimento de rasgos/buracos na retina e então, ao seu descolamento. Isso causa alterações em sua estrutura e compromete o fornecimento de nutrientes.

Na ausência de tratamento imediato, essa perda de nutrientes leva à degeneração celular e oferece perigo à visão. Isso ocorre porque a retina é uma estrutura responsável por receber a luz/imagem e encaminhar essa informação ao cérebro. Quando ela não funciona corretamente, a visão é prejudicada.

Vale a pena ressaltar que todas as pessoas estão sujeitas a esse problema. Outras causas de descolamento de retina são traumas oculares, traumas na cabeça, diabetes, alto grau de miopia, tumores e inflamações oculares, histórico familiar, além alterações no gel vítreo que estão diretamente ligadas ao envelhecimento.

Apesar de, normalmente, não causar dor, vermelhidão ou secreção, o descolamento de retina pode ser identificado com sinais claros. Quem sofre com o problema costuma notar visão turva e embaçada, moscas volantes, sombras e flashes de luz no campo de visão.

Quais os passos para tratar?

Você deve guardar muito bem a informação do começo deste texto: trata-se de uma urgência médica. Por isso, procure um profissional imediatamente após o surgimento de algum dos sinais ou sintomas descritos acima.

Após o diagnóstico, é hora de partir para o tratamento que o médico considere ideal para o seu caso.

Tem dúvidas sobre esse ou outro problema ocular? Conte comigo!