Posts recentes

Tags

Nenhum tag.

4 exames de olhos que você precisa fazer sempre


Cuidar da saúde ocular deve ser uma das suas prioridades quando se trata de cuidar de você mesmo. Eu sempre falo sobre a importância de se consultar com um oftalmologista frequentemente, afinal, muitas doenças e consequências oculares podem ser evitadas se houver o diagnóstico precoce. Cuidar da sua visão é cuidar da sua qualidade de vida, é essencial.

De acordo com o primeiro relatório mundial sobre visão publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no final de 2019, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão vivendo com deficiência visual por não receberem os cuidados dos quais necessitam para condições como miopia, hipermetropia, glaucoma e catarata. Por isso, separei aqui uma lista com exames oftalmológicos que devem ser feitos com regularidade, dependendo de cada caso.

1. MAPEAMENTO DE RETINA É um exame muito importante que deve ser realizado, pelo menos, uma vez ao ano. Essa regularidade deve ser respeitada porque algumas doenças na retina são assintomáticas em fases iniciais. O objetivo do mapeamento é justamente diagnosticar qualquer tipo de alteração na retina. É necessário que o paciente fique com a pupila dilatada e, em seguida, uma projeção de luz é jogada no fundo do olho. Depois, o oftalmologista poderá analisar a imagem refletida por meio de uma lente e avaliar a retina.

2. TONOMETRIA BINOCULAR É o exame responsável por medir a pressão intraocular. Como o aumento pressão intraocular é o maior fator de risco para surgimento do glaucoma, a verificação dessa medida é imprescindível em um exame de rotina para prevenção dessa doença.

3. BIOMICROSCOPIA OCULAR Este é um dos principais exames oculares de rotina, e deve ser feito para avaliar a córnea, a íris e o cristalino, as chamadas estruturas do segmento anterior. Fora isso, biomicroscopia de fundo inspeciona o nervo óptico e retina central. O exame é realizado através de um biomicroscópio, que é um aparelho conhecido também pelo nome lâmpada de fenda.

4. TOPOGRAFIA CORNEANA (CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA) Este, com certeza, é um dos exames oculares mais importantes. Funciona por meio de um equipamento especializado onde é possível ver o mapeamento topográfico do relevo da córnea. É essencial para que doenças sejam identificadas precocemente pelo oftalmologista, como o ceratocone, por exemplo. Além disso, esse tipo de exame é importante na adaptação de pacientes que usam lentes de contato. Fora isso, no caso das pessoas que serão submetidas à cirurgias de catarata, refrativas e transplantes de córnea também precisam do auxílio desse exame.

Manter seus olhos saudáveis também é uma prioridade!

Ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma orientação? Estou à disposição para te ajudar! Entre em contato e marque um atendimento.


©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png