Tomar muito CAFÉ pode causar GLAUCOMA?

5 Mar 2020

 

É só falar a palavra “CAFÉ” que já dá um quentinho no coração de muita gente! Claro que o excesso nunca é bom em nenhuma área na nossa vida, inclusive no consumo do café.
Existem vários estudos sobre a atuação negativa do café e da cafeína no organismo, como interferem no Sistema Nervoso Central podendo causar dependência, ou na pressão arterial de alguma forma. Estudos recentes demonstram ações positivas da substância, inclusive defendem que doses diárias, e adequadas, de café podem ajudar na proteção da retina, pois os metabólitos dessas substâncias impedem a morte celular desse tecido induzida pela falta de oxigenação correta.
Pois é, o consumo exagerado do café pode levar mais que uma gastrite, pode aumentar a probabilidade de se desenvolver GLAUCOMA. É isso o que defende um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard.

CAFÉ E GLAUCOMA, COMO ASSIM?
Os pesquisadores associaram o consumo de café e bebidas cafeinadas com o aumento de glaucoma primário e o aumento do risco de síndrome de esfoliação, que também é uma forma de glaucoma. No estudo em questão, foram acompanhadas 78.977 mulheres e 41.202 homens com, pelo menos, 40 anos de idade, sem glaucoma e submetidos a exames oftalmológicos a partir de 1980. Por meio de um questionário, foi estabelecido a quantidade de café e bebidas com cafeína que eram ingeridas por essas pessoas ao longo desse período.

Segundo os resultados, aqueles que consumiam uma quantidade aceitável de café, menos que 3 xícaras por dia, e bebidas cafeinadas não apresentaram interferência significante no nervo óptico. Entretanto, comparado aos abstêmios, os participantes que bebiam 3 ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco aumentado de desenvolver glaucoma ou síndrome de esfoliação. Não foi encontrado na pesquisa, no entanto, nenhuma relação entre aumento da chance de glaucoma e consumo de outros produtos com cafeína, como refrigerante, chá ou chocolate.

Bom, é melhor prevenir do que remediar, se você é um adapto à filosofia cafeinizante, é bom tomar cuidado com os exageros. Lembre-se: sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma orientação? Estou à disposição para te ajudar! Entre em contato e marque um atendimento.
-
Fonte:
Jae H. Kang et al., Investigative Ophthalmology & Visual Science, “The Relationship between Caffeine and Coffee Consumption and Exfoliation Glaucoma or Glaucoma Suspect: A Prospective Study in Two Cohorts”. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3450917/pdf/i1552-5783-53-10-6427.pdf

Please reload

Posts recentes

Hepatite C afeta mais de 200 mil pessoas no Brasil e pode causar problemas nos olhos.

5 May 2020

4 exames de olhos que você precisa fazer sempre

16 Apr 2020

Tomar muito CAFÉ pode causar GLAUCOMA?

5 Mar 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©  2018 Todos os direitos reservados à  Dr. Marcelo Menegatti

Desenvolvido por

logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_edited.png