Por que óculos amarelos não ajudam na visão noturna?

29 Nov 2019

 

Um clássico dos anos oitenta: óculos com lentes amarelas. Quem não se lembra de um tio ou avô usando um desses? Hoje em dia, essas lentes, além é claro, da moda, têm sido vendidas com o intuito de ajudar na direção, principalmente durante a noite. O motivo é que a luz intensa dos faróis acaba atrapalhando seriamente a visão dos motoristas. Muitas vezes, essa iluminação forte acaba ofuscando pedestres ou até mesmo animais nas pistas, o que pode causar graves acidentes automobilísticos.

MAS ESSAS LENTES AMARELAS FUNCIONAM MESMO?

Um grupo de pesquisa do National Eye Institute dos Estados Unidos, pensando nisso, avaliou motoristas jovens e velhos com lentes claras e diversos tipos de lentes amarelas em simuladores de carros. O intuito era comparar o que cada um dos participantes conseguiu ver durante o percurso, com as lentes amarelas e sem elas, levando em consideração à idade e possíveis danos e reflexos oculares.


Após o experimento, que envolveu a apuração do desempenho dos motoristas, da mensuração da luminosidade dos faróis e dos comprimentos de onda ao passar pelas lentes amarelas, os cientistas concluíram que as lentes amarelas não tiveram nenhuma relação com uma possível melhora na visão dos motoristas. Segundo o que foi testado, apesar da lente amarela ser mais eficaz com relação à captação das imagens na coloração azul, de uma maneira geral, não foi melhor do que com a visão normal. Os especialistas fizeram projeções para absorção de luz das células da retina com a lente amarela e sem, e o desempenho em ambas as situações é praticamente o mesmo.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE AS LENTES AMARELAS DOS ÓCULOS?
Na verdade, o que os cientistas concluíram é que aquilo que é vendido no mercado é que as lentes amarelas têm a função de diminuir a intensidade do brilho dos faróis a noite. Porém, segundo esses testes, o tipo de lente que é vendido nos óculos não chega a ser amarelo o suficiente para que isso aconteça. Apesar do estudo desmistificar a eficiência dessas lentes, os pesquisadores não conseguiram ainda decifra o porquê de não serem eficientes como deveriam.


De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, as lentes amarelas podem fazer sucesso entre os motoristas (principalmente os mais velhos) porque remetem saudosamente aos carros das décadas passadas, com lâmpadas incandescentes e amarelonas, diferente dos de LED azul de hoje em dia, que, de fato, tem uma capacidade de luminância bem maior. As lentes amarelas também são amplamente usadas por atiradores, aviadores e esquiadores. Isso porque elas aumentam potencialmente o contraste da imagem, reduzindo os efeitos adversos da luz dispersa de comprimento de onda curta (dispersão de Rayleigh) que faz o céu parecer azul, as montanhas parecem mais roxas e os sulcos desaparecem sob a luz da neve.

OS PARTICIPANTES MAIS VELHOS TIVERAM MAIS PROBLEMAS COM A LUZ?
Uma das conclusões mais importantes do estudo, que ainda precisa de mais experimentos, é a associação entre a idade dos participantes e a sensibilidade com os faróis. Segundo a pesquisa, isso pode estar relacionado com a maneira com que as pessoas mais velhas ficam sensíveis à intensidade luminosa. Assim, não somente as células retinianas são afetadas, mas também as células nervosas que suprem a região, e são capazes de controlar a contração ou dilatação da pupila, podem ser afetadas, levando ao aumento do desconforto ocular.


Finalmente, o que se pode obter do estudo é: apesar das lentes amarelas serem efetivamente importantes para o aumento do contraste da imagem, as que são vendidas nos óculos comercialmente não são capazes de cumprir estas reivindicações. Claro que o estudo precisa de mais informações e dados sobre como o nosso olho se comporta com o envelhecimento e reage à diferenças luminosas. E, além disso, como tudo isso implica na qualidade de atividades cotidianas, como dirigir a noite, por exemplo.

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Fonte:
Massof RW., JAMA Ophthalmol, “Why Don’t Yellow Night Vision Glasses Work?

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