Nenhum tag.

Por que a cirurgia é a melhor opção para tratar catarata?

Se você já está entrando na terceira idade, certamente tem se preocupado em viver plenamente, com qualidade de vida e longe dos sérios problemas de saúde que podem surgir. Um desses problemas, e que é comum nessa fase, é a catarata, uma doença ocular em que a lente natural dos olhos se torna opaca e compromete a visão.

Uma das maiores preocupações ligadas à catarata é a possibilidade de ficar cego, e por isso é indispensável procurar um oftalmologista diante do primeiro sinal de irregularidade na visão.

Como funciona o tratamento?

Não há tratamento clínico para a catarata, ou seja, não há como corrigir o problema com medicamentos orais ou tópicos. Quem foi diagnosticado deve recorrer à cirurgia.

Vale a pena ressaltar que esse é um procedimento ambulatorial, ou seja, não demanda internação. Nele, é utilizado um aparelho facoemulsificador para fragmentar e retirar o cristalino opacificado. A partir daí o médico realiza a substituição pelas lentes intraoculares.

Essas lentes são projetadas de acordo com o caso e estilo de vida do paciente. Atualmente, elas podem incluir, ainda, a correção do grau para perto ou para longe (astigmatismo, hipermetropia ou miopia).

Há benefícios?

Quem passa pela cirurgia experimenta benefícios que vão além de uma visão plena. De acordo com um estudo americano que analisou 74.044 mulheres acima dos 65 anos, que tinham ou já tiveram catarata, quem foi submetido à cirurgia apresentava um risco 60% menor de morrer por qualquer causa em 20 anos. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque, após o procedimento, há melhoria considerável na locomoção e na possibilidade de realizar exercícios e se medicar sozinhas de forma correta, auxiliando no combate e tratamento de doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, acidentes e câncer.

Um outro fator beneficiado pela cirurgia é o sono. Esse procedimento propicia maior absorção da luz durante o dia, melhorando assim a capacidade das células retinianas em diferenciar o claro do escuro. Isso faz com que os hormônios responsáveis pelo sono sejam regulados e tenham sua produção estimulada.

Há ainda análises que demonstram o impacto positivo da cirurgia no aspecto cognitivo e estado mental depressivo em pacientes idosos. Isso está ligado, principalmente, à qualidade de vida e menores índices de ansiedade e depressão.

__

Para seguir todos os passos na prevenção, diagnóstico e tratamento da catarata, consulte um oftalmologista regularmente.

Fonte: Tseng, Vitoria; et al. Association of Cataract Surgery With Mortality in Older Women. Findings from the Women’s Health Initiative. JAMA Ophthalmol. 2018;136(1):3-10. doi:10.1001/jamaophthalmol.2017.4512

Shenshen, et al. The effect of cataract surgery on salivary melatonin and sleep quality in aging people, The Journal of Biological and Medical Rhythm Research .Volume 33, 2016 - Issue 8. Pages 1064-1072

#saúdeocular #doença #catarata #cirurgia