Todo diabético tem risco de perder a visão?

13 Sep 2018

Infelizmente, a resposta é SIM, e os riscos são consideráveis. Os portadores de diabetes, doença em que há excesso de açúcar na corrente sanguínea, estão diante de riscos à saúde que podem afetar a qualidade de vida e deixar marcas irreversíveis.

A retinopatia diabética é a principal ameaça aos olhos dos diabéticos. Essa grave doença causa alterações nos vasos sanguíneos da retina que compromete a região do fundo de olho e aumenta os riscos de surgimento de hemorragias.

Outras doenças também podem afetar a saúde ocular dos diabéticos. Para esses pacientes, são maiores as chances de desenvolver catarata e glaucoma neovascular.

A boa notícia é que você pode reduzir consideravelmente esses riscos ao tomar medidas simples ao longo da sua rotina. Primeiramente, é preciso se atentar a todos os cuidados recomendados para o controle da diabetes: alimentação saudável, exercícios físicos moderados e regulares e controle glicêmico. Sobre esse último, vale a pena se apoiar em um número importante: os riscos de desenvolver a retinopatia diabética diminuem para 76% nos casos em que há o controle da glicemia de forma criteriosa e regrada.

Além disso, faça um acompanhamento rigoroso com um oftalmologista. Durante as consultas, respeite todos os exames de rotina e explique ao médico o seu histórico com a doença. Essa conversa é determinante para diagnosticar qualquer problema e encontrar o melhor tratamento para o seu caso.

Muito além dos olhos

A diabetes pode afetar todo o organismo, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente. Além da retinopatia diabética, catarata e glaucoma, podem surgir complicações como: doenças renais, ataques cardíacos, derrame cerebral, pressão alta, má circulação, formigamento nas mãos e nos pés, problemas sexuais, amputações e infecções.

Procure um médico e valorize a sua saúde.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Revista Veja Bem. Ed 14. Ano 05. 2017.